A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, deu início, nesta semana, a um trabalho intensivo de limpeza e desobstrução dos córregos na região da Baixada. O objetivo é assegurar o bom fluxo da água, reduzir os riscos de alagamentos e melhorar a qualidade de vida dos residentes.
O serviço teve início pelo Igarapé da Sobral. Devido à proximidade das residências com as margens do córrego, algumas áreas não permitem o acesso de maquinário, o que demanda um trabalho manual realizado pelas equipes da secretaria.
Tem pontos em que conseguimos utilizar máquinas, mas há locais onde só é possível realizar a limpeza manualmente”, explicou Cristiano. (Foto: Val Fernandes/Secom)
“Há pontos em que conseguimos usar máquinas, mas existem locais onde apenas a limpeza manual é viável. Isso torna o processo mais lento, porém garante a eficácia do serviço”, explicou Cristiano Amorim.
O igarapé é extenso e corta diversos bairros. O trabalho começou no bairro Ayrton Senna, passou pelo Plácido de Castro e João Paulo, e seguirá até a região próxima à Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2).
A Prefeitura também informou que, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, atuará em todos os bairros da capital, com a meta de concluir a limpeza e desobstrução dos córregos durante o período de estiagem, aproveitando as melhores condições para a realização dos serviços.
De acordo com Tony Roque, a determinação do prefeito Tião Bocalom é intensificar os esforços de limpeza e remoção de entulhos, visando proporcionar mais segurança e saúde para a população. “Este é um trabalho contínuo, parte de nossa programação para manter a cidade limpa e os cidadãos protegidos”, ressaltou o responsável pela pasta.